Estabelecendo objetivos acadêmicos

Você já parou para pensar na importância de estabelecer metas acadêmicas para seus alunos? Ao planejar uma aula ou projeto é preciso ter em mente quais os objetivos pedagógicos – e sociais, às vezes – que você tem para eles. Para isso, é vital que haja organização e intencionalidade na sua instrução, bem como uma relação saudável e de confiança entre professor e alunos para que os interesses de ambas as partes possam ser contemplados. Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar no processo do ensino de um segundo idioma:

Conheça seus alunos.

Entenda quais são seus interesses pessoais e possíveis objetivos que desejam atingir no contexto da aprendizagem de um segundo idioma.

Negocie os objetivos acadêmicos.

Consulte os alunos e promova discussões sobre o assunto evitando estabelecer objetivos acadêmicos unilateralmente. Envolver os aprendizes nesse processo os torna mais responsáveis e participativos pela própria aprendizagem.

Seja explícito.

Fale sobre as metas acadêmicas com seus alunos com clareza e franqueza. Exponha suas expectativas com relação a eles. Isso ajudará ambas as partes na avaliação e reflexão sobre elas.

Crie um contrato de aprendizagem.

Documente os objetivos discutidos com seus alunos e peça para que eles assinem seus nomes num movimento simbólico de comprometimento com o que está registrado ali. Faça cópias para cada aluno e pendure uma via na parede da sua sala. Assim, todos se lembrarão diariamente o que estão fazendo, por que estão fazendo e o mais importante, lembrarão que concordaram e estão comprometidos com o processo de aprendizagem.

Utilize os objetivos para promover a autonomia e aumentar motivação acadêmica dos aprendizes.

Lembre-os constantemente das metas coletivas e individuais e do papel que cada um deve desempenhar para elas sejam alcançadas.

Revisite os objetivos de tempos em tempos.

Recorra ao contrato de aprendizagem sempre que necessário e esteja aberto para criticá-lo, receber críticas e ajustá-lo – sempre com o consentimento dos alunos envolvidos.

Boa sorte!

By |2018-11-13T13:52:56+00:00agosto 24th, 2016|Fundamentos, Orientações|0 Comentários

About the Author:

Formada em jornalismo e pedagogia, e pós-graduada em psicopedagogia, Nina é mestranda em educação na University of San Diego, na California. Com 15 anos de experiência como professora de inglês em escolas bilíngues no Brasil, especializou-se em aprendizagem e desenvolvimento de línguas e bilinguismo, e seguirá pesquisando a área através de seu projeto de doutorado que iniciará em setembro de 2016. Seu sonho é continuar semeando o bilinguismo e viabilizá-lo para todas as pessoas interessadas em aprender mais uma língua. Conheça mais sobre a Nina.

Deixar Um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.