As vantagens de aprender uma segunda língua na infância

//As vantagens de aprender uma segunda língua na infância

As vantagens de aprender uma segunda língua na infância

O aprendizado da segunda língua na infância é influenciado por vários fatores que variam desde aspectos cognitivos e emocionais, até linguísticos e comportamentais. Estudos indicam que a criança apresenta uma predisposição para a aprendizagem de uma segunda língua, conferindo a ela uma significativa vantagem em relação aos adultos. Isso não significa, no entanto, que aprender uma segunda língua depois da infância é impossível – pode apenas ser mais trabalhoso, uma vez que até a puberdade, por volta dos 12 ou 13 anos, a criança está em pleno desenvolvimento neurológico, social, cognitivo e afetivo. Nessa fase:

  • a criança possui menos filtros sociais que a intimidem e bloqueiem sua espontaneidade;
  • seu ego não opera no modo defensivo, permitindo que ela se arrisque sem temer as consequências;
  • seu cérebro está no ápice da plasticidade, facilitando a sistematização de um novo idioma;
  • o foco da socialização nesse estágio está ligado ao atendimento de necessidades e desejos básicos – pouca ênfase é dada à forma quando o objetivo é entender e se fazer entendido;
  • a criança ainda está em desenvolvimento, não tendo ainda fixado nenhuma forma, sotaque ou convenção linguística, favorecendo a internalização de um novo idioma.

Alguns teóricos acreditam que há um período durante a infância durante o qual abre-se uma janela no cérebro. Esse momento, chamado de critical period (período crítico), seria o ideal para aprendizagem da segunda língua. Há várias hipóteses sobre o período em que as crianças apresentam essa disponibilidade, mas, de forma geral, é entre os 6 e os 12 anos que isso acontece.

É importante ressaltar que cada criança apresenta ritmo e necessidades diferentes no processo de aprendizagem da segunda língua, e que não há regras específicas que definam suas etapas. As teorias na área de educação oferecem um direcionamento, mas não devem ser consideradas regras fixas e inflexíveis. Cada caso é um caso, cada ser humano é especial e diferente. Sempre há exceções e particularidades que devem ser consideradas. A educação bilíngue não é uma ciência exata e merece uma abordagem holística e multidimensional.

Se você quer saber mais sobre esse assunto fique ligado no Sproutly ou entre em contato conosco. Logo publicaremos um artigo inteiro sobre o Critical Period, suas implicações e limitações!

By |2016-01-27T22:26:35+00:00janeiro 24th, 2016|Fundamentos|0 Comentários

About the Author:

Deixar Um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.