O processo de aprendizagem de uma segunda língua é relativamente complexo, pois está sob a influência de diversos fatores que podem ser internos ou externos, dependentes ou independentes ao indivíduo. O fenômeno não só é impactado por questões linguísticas, como também não-linguísticas, estando a resposta para essa pergunta diretamente ligada ao tipo de interação entre essas variáveis.
Na esfera linguística, os componentes que podem influenciar esse processo incluem:
- o grau de interferência da primeira língua (diferenças e similaridades entre a língua nativa e a língua sendo aprendida (língua alvo, ou target language);
- qualidade e frequência do input sendo proporcionado;
- prática e uso da segunda língua, ou seja, oportunidades e necessidade para output;
- características do feedback proporcionado durante o processo de aprendizagem da segunda língua;
- metodologia e técnicas utilizadas;
- choque linguístico.
Já, os fatores não linguísticos que podem impactar a aprendizagem do segundo idioma incluem:
- a idade em que o segundo idioma é introduzido;
- a aptidão do aluno para a aprendizagem de línguas;
- a atitude do aprendiz durante o processo (interesse, esforço, dedicação);
- motivações intrínsecas (internas) e extrínsecas (externas);
- níveis de ansiedade vivenciados por ele durante o processo (pressão, expectativa, objetivos);
- choque cultural;
- a distância social que ele sente com relação à segunda língua;
- personalidade (introversão e extroversão);
- estratégias de aprendizagem empregadas pelo aprendiz.
Além dos itens mencionados acima, é importante considerar: que tipo de linguagem se deseja aprender e desenvolver (BICS ou CALP) e que tipo de bilinguismo está sendo considerado (há vários tipos de bilinguismo, cujas definições podem variar significantemente). Também vale refletir sobre o contexto em que a língua será ensinada: será uma escola de idiomas? será um programa bilíngue numa escola? será através de professor particular? será pelos pais criando um ambiente bilíngue em suas casas?
Conclusão: é difícil determinar um tempo específico para que alguém se torne bilíngue, pois não há uma fórmula de sucesso que funcione para todos. Porém, um fato é certo: quanto mais as condições de ensino forem ideais e as características pessoais e atitudes do aprendiz forem favoráveis, melhor e mais rápido a aprendizagem ocorrerá.
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