Segundo os especialistas em aquisição e aprendizagem de segunda língua, como o famoso linguista canadense Jim Cummins, há importantes diferenças entre a linguagem social e informal e a linguagem acadêmica ou profissional e, portanto, mais formal. Saiba mais sobre o que é BICS e o que é CALP.
Primeiro, vamos começar com as definições: BICS – Basic Interpersonal and Communicative Skills, e CALP – Cognitive Academic Language Proficiency.
Agora, vamos explicar!
O primeiro, BICS, refere-se às habilidades linguísticas utilizadas em contextos sociais. É a linguagem do dia a dia, empregada na interação e socialização com outras pessoas. Por exemplo, no contexto escolar, o BICS pode ser observado no playground, no refeitório ou na lanchonete, no pátio e no recreio, ou em conversas informais entre os alunos. Em outros aspectos da vida, é a linguagem usada no supermercado, numa conversa com o vizinho, num bate papo com um amigo. Portanto, o BICS é a linguagem que está diretamente vinculada a um contexto social, e que não demanda esforço cognitivo por parte do aprendiz. O BICS é alcançado em menos tempo do que o CALP.
Já o segundo, CALP, é a linguagem específica usada num contexto acadêmico, e está diretamente relacionada a um ambiente mais formal. O CALP engloba habilidades de leitura, escrita, fala e compreensão a respeito de conteúdo e não está somente ligado ao entendimento da língua e do conteúdo, mas também a outras capacidades, tais como comparação, sintetização, resumo, classificação, avaliação e inferência. Assim, o contexto dessa linguagem é geralmente reduzido às informações dos livros e materiais sendo utilizados e ao professor. Nesse caso há intensa demanda cognitiva, levando mais tempo para que o CALP se desenvolva.
Esperamos que esse post tenha ajudado a esclarecer esses importantes conceitos dentro do bilinguismo e aquisição, aprendizagem e desenvolvimento de línguas.
Deixar Um Comentário
You must be logged in to post a comment.