10 dicas para estimular o uso do segundo idioma

Nós sabemos que para a aprendizagem de uma língua é preciso que haja, ao mesmo tempo, exposição e prática. Porém, quando se trata de um segundo idioma, a necessidade e a vontade que o aprendiz sente para se comunicar na segunda língua têm um papel fundamental. Veja abaixo como você, professor ou pai, pode estimular o uso da segunda língua.

Conheça os interesses da criança

Proporcione atividades significativas, que sejam interessantes para a criança. Não adianta ser algo bacana para o pai, ou para o professor, e que não seja atrativa para a criança.

Proporcione atividades prazeirozas e divertidas

A criança se sentirá muito mais conectada ao segundo idioma se ela estiver se divertindo. A aprendizagem do idioma ocorre de forma espontânea, informal e efetiva.

Procure interagir com o aprendiz

O uso da língua é tão importante quanto a exposição. Interaja, faça perguntas, comente, responda. Conversas na segunda língua são uma maneira indireta de fazer a criança usar a língua sem que ela se sinta pressionada ou envergonhada.

Explore novas palavras e expressões

Introduza, aos poucos, novas palavras e expressões na segunda língua quando estiver com a criança. Isso ajudará a ampliar o vocabulário e a aumentar o repertório para ela se comunicar. Encoraje a criança a fazer uso de novas palavras sempre que possível.

Evite corrigir a criança explicitamente

Deixar a criança se comunicar com espontaneidade ajuda a criar fluência e segurança para que ela use o segundo idioma. Se ela cometer um erro, repita o que ela disse da forma correta. Correções indiretas não vão desestimulá-la a continuar se arriscando e são bastante eficazes.

Aproveite todas as oportunidades para ensinar algo novo

No dia a dia não deixe de aproveitar toda e qualquer oportunidade para conversar com a criança. Pode ser desde a introdução de uma nova palavra, até uma música inteira ou filme. Uma exposição consistente ao idioma ajudará a criança a falar mais rápido.

Construa uma relação de confiança

Laços afetivos são muito importantes no aprendizado da segunda língua. Quanto mais a criança se sentir segura, mais confiante e confortável ela ficará para usar o novo idioma.

Estabeleça uma rotina

Se você é professor, tenha uma rotina de atividades diárias ou semanais. Isso vai fazer o aluno se sentir preparado e seguro. Se você é pai ou mãe, crie uma rotina para o uso do segundo idioma. Por exemplo, na hora do banho a língua usada sempre será o segundo idioma, ou então, na hora de comer a família fará um esforço para se comunicar usando a nova língua. Cante as mesmas músicas e conte as mesmas histórias, pois aos poucos a criança vai incorporando a língua até conseguir usá-la.

Elogie

Elogie a criança sempre que ela usar a língua. Valorize, inclusive, as tentativas. Isso vai confortá-la e motivá-la, pois ela vai entender que está em terreno seguro.

Repetição, repetição e repetição!

Quanto mais frequência e repetição, maior a probabilidade de a criança incorporar a nova língua no seu dia a dia. Não tenha medo de ser repetitivo.

By |2018-11-23T13:15:47+00:00março 2nd, 2016|Dicas Práticas|0 Comentários

About the Author:

Deixar Um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.