5 dicas para criar uma rotina bilíngue

Há um crescimento constante do desejo de muitos pais em criar seus filhos bilíngues. Em busca deste objetivo, alguns procuram cursos de inglês, outros buscam escolas bilíngues e professores particulares. Na maioria das vezes, tempo e esforço para o ensino da segunda língua são repassados a terceiros, sejam eles uma instituição ou um profissional da área. Mas e aqueles que não dispõem de recursos para tal? Seria esse um objetivo inalcançável? O que muitos não sabem ou não acreditam é que mesmo com a correria do dia a dia é possível, com algumas atitudes, tornar realidade o sonho do bilinguismo.

Veja a seguir cinco dicas que separamos para você criar uma rotina bilíngue em sua casa.

1 – Faça um planejamento

Você precisa saber quais são os seus objetivos de forma bem específica. Quais são as habilidades que você deseja que seu filho desenvolva? Leitura, escrita, fala, compreensão? É preciso definir o que você quer para programar de que forma irá alcançar tais metas. Registre tudo em um caderno ou bloco. Se preferir utilizar o computador, imprima e deixe em algum lugar de fácil acesso para que seja simples lembrar daquilo que você estipulou. As anotações são documentos importantes e facilitam a manutenção do compromisso para conquistar o que deseja.

2 – Tenha materiais em inglês

Você precisará dispor de livros, materiais e jogos em inglês. Existem livrarias internacionais e sites na internet onde você pode adquiri-los. Não sabe quais livros comprar de acordo com a faixa etária? Este site pode ajudá-lo, basta selecionar a opção correspondente à série escolar de seu filho. Também existem muitos jogos e aplicativos (como este aqui) para leitura em tablets e smartphones, caso você os utilize. Pôsteres, mapas de países que falam a língua inglesa, etiquetas que identifiquem os materiais escolares, brinquedos e móveis do local onde as crianças brincam também são ferramentas interessantes e fáceis de fazer. É importante que todo esse aparato seja visível e acessível a seu filho.

3 – Crie oportunidades para o uso da segunda língua

Qualquer momento pode ser utilizado para o aprendizado do inglês, da hora de acordar até a hora de dormir. Você pode despertar seu filho cantando músicas, dar as instruções de como organizar seu material para a escola, conversar sobre as tarefas do dia durante o café da manhã. Bater um papo e/ou cantar músicas no trânsito a caminho de seus compromissos, fazer uma lista de supermercado com os nomes dos produtos em inglês, escrever no quadro de tarefas de casa as responsabilidades e atividades da semana na língua inglesa, sem contar no momento “cinema em casa”, pegando sua popcorn e assistindo seu favorite movie com áudio e legendas em inglês. Simples assim!

4 – Seja exemplo

Nossos filhos nos veem como seus maiores exemplos em tudo. Se você quer que seu filho aprenda inglês precisa demonstrar gosto pela língua e fazer uso da mesma sempre que possível, de forma natural e divertida. Brinque com os sotaques e com as palavras que você não sabe falar direito, procure com seu filho a pronúncia correta em sites de dicionários online como este, que mostram o desenho de uma caixa de som ao lado da palavra, bem como o significado em inglês (outro bom exercício para aumentar o vocabulário). É importante que você seja consistente e faça uso da segunda língua diariamente. Lembre-se de que o caminho para o bilinguismo é longo, por isso seja paciente e persistente.

5 – Faça parte de uma comunidade bilíngue

Como se fala em inglês “it takes a village to raise a child” – é preciso se envolver em uma comunidade para criar seus filhos. Compartilhar interesses, objetivos, ideias e experiências é essencial e traz encorajamento e força ao longo desta jornada rumo ao bilinguismo. Procure famílias amigas e reúnam-se para conversar, passear no parque, tomar um lanche, marcar playdates dos seus filhos, aproveitando todos os momentos para utilizar a segunda língua. Nós do Sproutly te damos uma forcinha e criamos uma comunidade exclusiva para pais de famílias bilíngues no Facebook. Acesse e participe por meio deste link.

By |2018-11-23T13:15:47+00:00março 3rd, 2016|Dicas Práticas, Família Bilíngue|0 Comentários

About the Author:

Deixar Um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.