Saint Patrick’s Day

Apesar de ser um santo irlandês, Saint Patrick é conhecido mundialmente e seu dia – 17 de março – é comemorado em muitos países. Nos Estados Unidos, por exemplo, a data é uma das mais celebradas do calendário americano, contagiando crianças e adultos que se vestem de verde e aproveitam a ocasião para festejar com comidas e bebidas típicas, além de participar de brincadeiras e tradições.

Conheça um pouco sobre esse dia e saiba como se preparar!

Quem foi Saint Patrick?

Saint Patrick é o santo padroeiro da Irlanda, e, segundo alguns historiadores, foi o responsável por levar e disseminar o cristianismo naquele país. Nascido na Inglaterra no ano de 387, foi capturado aos 16 anos por piratas irlandeses e levado para aquele país, na condição de escravo. Patrick conseguiu fugir depois de seis anos, retornando ao país onde nasceu. Aos trinta anos de idade, voltou à Irlanda como missionário religioso, onde recebeu o título de santo. Após a sua morte, em 17 de março de 461, tornou-se o padroeiro da Irlanda e seu legado é comemorado até os dias atuais.

Why green?

A cor verde é a mais associada a esta data. Verde é a cor oficial da Irlanda – o país possui uma natureza muito rica. Além disso, os trevos de três folhas (shamrocks), que são um dos símbolos mais importantes dessa data, são verdes.

Imagem: www.activerain.com

Imagem: www.activerain.com

Símbolos

Há vários símbolos relacionados com o dia de Saint Patrick. Os mais famosos são:

  • Trevo de três folhas (shamrock): dizem que ele usava essa planta para explicar sobre a santíssima trindade para os pagãos.
  • Cobra: reza a lenda de que Saint Patrick conseguiu eliminar todas as cobras da Irlanda. De fato, a ilha não possui cobras. Seria essa história uma lenda ou um fato?
  • Duendes (leprechauns): leprechaun em Irlandês significa “homem pequeno”. Os duendes, que seriam sapateiros que moram nas florestas do país, são personagens mau-humorados e nada amigáveis. Dizem que eles possuem potes de ouro escondidos em suas casas. Por isso, no dia de Saint Patrick as crianças saem para procurar os duendes nos jardins, pois, se conseguirem capturá-los, receberão um pote cheio de ouro para cada leprechaun pego.
  • Harpa: por ser o instrumento mais tocado na Irlanda, a harpa tornou-se símbolo oficial do país, e sua imagem é utilizada nos uniformes, moedas e documentos oficiais.
  • Arco-íris: dizem que quem visualizar um arco-íris no céu no dia de Saint Patrick deve correr até uma de suas pontas, pois lá haverá um pote de ouro, escondido por algum duende.
  • Chapéu: o chapéu usado por muitas pessoas nesse dia é igual ao usado pelo duende – verde e em formato de cartola.
Imagem: http://fetedesbouviers.canalblog.com

Imagem: http://fetedesbouviers.canalblog.com

As brincadeiras

  • Beliscões: no dia de Saint Patrick as pessoas costumam vestir algo da cor verde. Caso você não esteja usando nada, poderá levar um beliscão (pinch) de alguém que esteja com alguma peça de roupa ou acessório da cor. Então, seja prevenido e não se esqueça de usar algo verde no dia 17 de março!
  • Caça ao pote de ouro: muitas crianças saem pelos jardins, praças e parques procurando pelos duendes, pois, se forem capazes de capturá-los, receberão seus potes de ouro como recompensa.

Dicas para celebrar com as crianças

No dia de Saint Patrick, você pode entrar no clima e sugerir que você e as crianças vistam-se com a cor verde ou que incluam algum acessório da cor. Há várias atividades que podem ser feitas, como confeccionar um chapéu igual ao do duende, fazer uma pintura do arco-íris com o pote de ouro no final, promover uma caça ao tesouro em que o prêmio será “ouro” ou adicionar anilina para alimentos na cor verde e fazer cookies de manteiga esverdeados. Há muitos sites em inglês com ideias bacanas que podem ser feitas em casa ou na sala de aula com crianças de várias faixas etárias. Selecionamos alguns deles com dicas de crafts, receitas, decoração, vídeos e brincadeiras para ajudá-lo a usar a sua criatividade e distribuir bastante alegria nesse dia! Aproveite!

  • Family Education – Website bem completo que oferece várias ideias e recursos bem legais. Apesar de ser focados nos pais, seus recursos podem ser utilizados por professores também.
  • Celebrating Holidays – O site traz um pouco da história de Saint Patrick, além de algumas receitas e atividades relacionadas a essa data.
  • History Channel – Esse site disponibiliza vários videos sobre Saint Patrick, adequados para diferentes faixas etárias. Vale a pena checar e escolher um que seja apropriado para as crianças para quem você irá mostrar.
  • Ed Helper – esse site é para professores, mas pode ser usado por pais. Nele você pode encontrar atividades e folhas prontas para imprimir e se divertir!
By |2018-11-23T13:15:46+00:00março 15th, 2016|Datas Comemorativas, Dicas Práticas|0 Comentários

About the Author:

Deixar Um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.