Competência interacional: como esta habilidade influencia o comportamento de seu aluno na sala de aula

Em qualquer sala de aula é muito provável que interações interpessoais ocorram com certa frequência, tanto entre alunos quanto entre alunos e professor. Na maioria delas também é esperado que o aluno participe ativamente dos processos de aprendizagem, envolvendo-se com o conteúdo e com as pessoas. Neste contexto, Competência Interacional refere-se à habilidade e competência dos alunos durante sua participação na aula e nas suas interações com colegas e professores, indicando o grau com que eles se adequam às regras e protocolos que regulamentam essas práticas. Alguns fatores que ajudam a moldar as interações no ambiente escolar são a personalidade e o estilo de aprendizagem de cada aluno. Veja abaixo seis tipos de alunos que você pode encontrar na sala de aula, suas características e comportamentos que influenciam a Competência Interacional.

Task-Oriented Students – Estudantes Orientados a Tarefas

Esses alunos apresentam um estilo cognitivo concreto, sendo altamente eficazes na conclusão de tarefas e atividades. São ativos, cooperativos, autônomos, e gostam da escola e de aprender. Raramente precisam da ajuda do professor para completar seus trabalhos, mas não hesitam em pedir auxílio quando necessitam. Não apresentam problemas de disciplina na sala de aula e são respeitosos.

Phantom Students – Estudantes Fantasmas

Alunos tipo fantasma apresentam um estilo cognitivo analítico, sendo quietos e observadores. Nem sempre participam durante a aula e raramente pedem ajuda aos colegas e professor. No entanto, são bons alunos e performam dentro do esperado. São discretos, não atrapalham na sala de aula, e, assim, acabam sendo pouco conhecidos pelos outros alunos e professor.

Social Students – Estudantes Sociais

Alunos sociais apresentam um estilo de aprendizagem comunicativo, valorizando a socialização com os colegas mais do que a finalização de uma atividade de sala. Voluntariam-se para ajudar outros alunos nas atividades, falam muito e gostam de responder as perguntas do professor – muitas vezes suas respostas estão erradas. Normalmente são bastante populares entre os colegas e nem tanto entre os professores, pois seu estilo de aprendizagem pode causar problemas de gerenciamento e disciplina na sala de aula.

Dependent Students – Estudantes Dependentes

Esses alunos precisam de constante ajuda do professor para completar tarefas na sala de aula. Precisam receber suporte individual e reforços durante atividades. Não trabalham bem em grupos e requerem frequente atenção do professor. Muitas vezes são alunos inseguros.

Isolated Students – Estudantes Isolados

Os alunos do tipo isolados mantêm-se distantes de colegas e professores e evitam interações na sala de aula. Não gostam de trabalhar em duplas ou grupos e relutam em compartilhar suas ideias na sala de aula. Normalmente apresentam dificuldades na aprendizagem.

Alienated Students – Estudantes Alienados

Os alunos alienados reagem muito mal às situações acadêmicas na sala de aula. É comum criarem problemas e serem indisciplinados, precisando ser constantemente supervisionados. Seu comportamento geralmente está ligado a problemas familiares.

Reconheceu alguns alunos com quem você trabalha ou já trabalhou? Faça uma reflexão e pense no grau de competência de cada tipo e como eles impactam o processo de ensino e aprendizagem de um idioma. Pense em como você era enquanto aluno. Considerando o contexto da sala de aula bilíngue, como você acha que pode trabalhar com cada tipo de aluno e com os vários graus de competência interacional? Compartilhe seus pensamentos conosco!

Traduzido e adaptado de: Lockhart, C. & Richards, J. C. (1996). Reflective teaching in second language classrooms. New York, NY: Cambridge University Press.

By |2018-11-23T13:15:46+00:00março 25th, 2016|Fundamentos|0 Comentários

About the Author:

Deixar Um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.