Alfabetização, Letramento e Biletramento

Vamos começar explicando cada um dos termos que, apesar de estarem intimamente conectados, possuem importantes diferenças conceituais entre si. Primeiro, vamos falar sobre o processo de alfabetização, que está relacionado ao conhecimento do sistema alfabético. A alfabetização é o desenvolvimento da consciência e entendimento a respeito das letras e de seu funcionamento. A criança alfabetizada compreende que, ao juntar letras, consegue produzir sílabas, que, por sua vez, quando unidas, formam palavras. Ou seja, a criança compreende o código alfabeto e é capaz de utilizá-lo mecanicamente, lendo e escrevendo. A alfabetização pode ocorrer em casa com ajuda dos pais ou de alguém que cuide da criança, no entanto, geralmente é na escola onde acontece a instrução formal, a concretização e sistematização da alfabetização.

Agora, vamos definir letramento. Esse processo ocorre desde que a criança é bem pequena, geralmente quando ela ainda não está alfabetizada. O letramento é o entendimento de que a leitura e a escrita desempenham funções sociais, presentes nos diferentes ambientes frequentados por ela. A criança começa a perceber que os jornais e livros lidos pelos pais ou irmãos mais velhos, por exemplo, possuem um código, que são diferentes dos desenhos e que querem dizer algo. Ao testemunhar a mãe ou o pai escrevendo uma lista de supermercado ou respondendo a um email, ela entende que aquele mesmo código está sendo usado para registrar coisas em uma lista ou transmitir mensagens através do computador. O letramento é a compreensão de que a leitura e a escrita estão presentes nos mais diversos âmbitos do cotidiano e que são ferramentas sociais importantes que exercem diversas funções.

O que seria o biletramento, então? Vamos lembrar que a alfabetização acontece apenas uma vez, considerando que a maioria dos idiomas se baseia o sistema alfabético. A letra A, B, ou C continua sendo A, B, ou C independentemente do idioma – em alemão, inglês, francês, ou português elas são as mesmas e formam as mesmas sílabas de acordo com a combinação. Não existe, portanto, bi-alfabetização. Entretanto, existe bi-letramento, uma vez que, ao ser exposta a dois idiomas, a criança é estimulada a compreender o funcionamento de ambas as línguas como ferramenta social, suas especificidades e carcaterísticas. O biletramento está associado ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à função social de dois idiomas e com o enriquecimento proporcionado com a ampliação do repertório cultural, social e acadêmico. A criança entende, portanto, como cada idioma é utilizado nas comunidades onde estão presentes, as características específicas de cada um e a forma como são utilizados e interpretados.

Assim, a função da escola e do professor bilíngue é proporcionar, além da alfabetização, ou seja, o conhecimento sobre o sistema alfabético, também a exploração sobre a forma como as duas línguas são utilizadas e suas funções e práticas sociais. Lembrando que uma criança letrada nem sempre está alfabetizada ainda, pois o letramento geralmente acontece antes da fase de alfabetização. O contrário também pode ocorrer, ou seja, uma criança alfabetizada nem sempre é letrada, ou biletrada. Cabe aos profissionais envolvidos com educação bilíngue fazer a ponte entre o letramento ou biletramento e a alfabetização, desde cedo.

Se você gostou desse artigo, compartilhe!

By |2016-04-06T12:46:11+00:00abril 6th, 2016|Fundamentos|0 Comentários

About the Author:

Deixar Um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.