Silent period, o primeiro estágio da aquisição de uma segunda língua

Crianças que estudam em escolas bilíngues são, na maioria das vezes, encorajadas a falar a segunda língua desde o primeiro dia de aula. Os pais, na ansiedade para que os filhos se expressem em outro idioma, muitas vezes os pressionam, e pedem que digam uma frase ou palavra sempre que voltam da escola, o que pode trazer frustração às crianças, que ainda não estão preparadas para produzir algo. Qualquer adulto que fez ou faz cursos para aprender um segundo idioma já sentiu na pele a dificuldade para se comunicar, principalmente nos primeiros módulos. Você conhece alguém que, logo no começo de alguma aula, sem conhecer a língua estudada, saiu falando com naturalidade? Observando o desenvolvimento dos bebês em qualquer cultura ou língua, também é possível perceber que há um período em que a criança apenas ouve e absorve toda a informação a que está exposta. A partir do momento em que ela se sente segura para comunicar seus desejos e vontades, ela o faz.

publicamos aqui no site uma lista com as seis fases da aquisição de uma língua. O silent period, período de silêncio ou pre-production, é o primeiro estágio no processo de aquisição de uma segunda língua. Nesse período, as crianças não falam quase nada mesmo. É um momento de exposição ao idioma, observação e compreensão do que acontece no ambiente. Sua duração é variável (semanas, meses ou até mesmo anos) e depende muito de características pessoais de cada aprendiz. Uma criança mais tímida pode permanecer neste estágio por mais tempo, assim como aquelas que são mais perfeccionistas e só se sentem confortáveis para utilizar o segundo idioma quando conseguem produzir frases sem nenhum erro, já crianças mais desinibidas podem falar mais rápido.

Durante essa fase de aprendizado é preciso muita paciência por parte dos professores e da escola. As atividades e avaliações devem ser preparadas e realizadas de forma diferenciada (ainda falaremos especificamente sobre instrução diferenciada no ensino de uma segunda língua aqui no site). É importante envolver o aluno, demonstrar empatia, utilizar desenhos/imagens e gestos para comunicar o que está sendo feito na sala de aula, observá-lo brincando com os amigos durante o recreio, ou aulas extras (como as de música, artes ou educação física) para conseguir avaliar o quanto do novo idioma é utilizado. Cabe também ao professor e à coordenação conversar com a família da criança sobre o período de adaptação e também sobre as expectativas quanto à utilização da segunda língua. Este trabalho em conjunto só trará benefícios ao desenvolvimento do aluno.

By |2018-11-23T13:15:46+00:00abril 12th, 2016|Dicas Práticas, Fundamentos|0 Comentários

About the Author:

Deixar Um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.