Preparar um plano de aula às vezes é trabalhoso. Se você não for cuidadoso, poderá falhar na sua intenção de promover o aprendizado dos seus alunos. Selecionamos sete perguntas para você se fazer antes de dar uma aula e testar se está preparado. Todo planejamento deve ter um propósito – uma razão que justifique suas escolhas. Intencionalidade é tudo!
Quais são as necessidades dos meus alunos? O que eles querem saber?
Qual o interesse que eles têm a respeito de determinado tema? O que eles já sabem sobre esse assunto?
Quais estratégias posso usar para ativar a curiosidade e motivar meus alunos?
O que usei no passado que funcionou e o que não funcionou? Como vou ativar a curiosidade dos alunos e envolvê-los no processo de aprendizagem?
Como os alunos serão agrupados para um trabalho em grupo?
Se for utilizar grupos, reflita sobre como eles serão formados. Caberá a você escolher os membros de cada grupo ou deixará que os alunos escolham? Por quê? Como os alunos se beneficiarão dessa escolha?
Quanto tempo será necessário para que os alunos concluam as atividades propostas para essa aula?
E se não der tempo de todos acabarem? E se todos acabarem – ou a maioria acabar – antes do previsto? Que atividade terei preparada como atividade extra?
Quais materiais e recursos serão precisos?
É viável? Terei os artigos necessários na data da aula? Se não, como posso reprogramar meu planejamento? Quem pode me ajudar a resolver este problema?
Qual o objetivo da minha aula?
O que os alunos irão aprender e o que eles serão capazes de fazer com as aprendizagens derivadas dessa aula?
Como poderei avaliar o quanto os alunos absorveram nessa aula?
Como assistirei os alunos que estão com dificuldades? Que técnicas vou empregar para orientá-los e ajudá-los a atingir seu máximo potencial?
Lembre-se de que é importante que ocorra um exercício de reflexão do professor após a aula. Algumas perguntas para ajudar você a determinar o sucesso do seu planejamento são:
- Consegui que meus alunos atingissem os objetivos propostos para a aula?
- O que funcionou? O que deu errado e por quê? Como corrigir da próxima vez?
- Como posso melhorar?
- Como vou dar continuidade ao que foi proposto na aula de hoje?
Um bom planejamento oferece segurança para você e para os alunos. Organizar uma aula previamente pode evitar situações desagradáveis e constrangedoras e pode acabar afetando a sua auto-estima e a confiança dos alunos.
Se você achou essas dicas úteis, compartilhe-as nas suas redes sociais. Se quiser debater sobre o assunto, deixe um comentário ou entre em contato conosco.
Deixar Um Comentário
You must be logged in to post a comment.