O termo translanguaging foi originalmente definido por Cen Williams como “prática pedagógica de troca de idiomas em salas de aula bilíngues” e foi, mais tarde, adaptado por Ofelia García e redefinido como “múltiplas formas de práticas discursivas através das quais o indivíduo bilíngue tenta fazer sentido e compreender os contextos relacionados a cada uma das línguas”. O conceito de translanguaging inclui o uso híbrido de ambos os idiomas numa tentativa sistemática do indivíduo bilíngue em construir sentido e conhecimento sobre os dois mundos afiliados a ambas as línguas. A existência desse fenômeno, portanto, sugere que não há um limite claro entre dois idiomas falados pelo bilíngue. Dessa forma, o indivíduo bilíngue não pode ser descrito como dois monolíngues em uma só pessoa. Na verdade, o sujeito bilíngue navega entre os idiomas ao pensar, raciocinar, expressar-se e escolher palavras que melhor convenham com sua ideia. Não é possível “desligar” o conhecimento e experiências relacionadas a um idioma ao usar outro – o que ocorre, na verdade, é uma complementação e uma constante troca entre os dois idiomas. Por consequência, o bilíngue tem à sua disposição uma gama maior de recursos linguísticos, culturais e cognitivos do que o monolíngue.
Na educação bilíngue formal, ou seja, na escola, o professor deve considerar a existência dessa navegação híbrida entre os dois idiomas vivenciado pelo aluno bilíngue, valorizar o translanguaging e compreender sua influência na forma como o aprendiz vai se desenvolver a partir dessas duas realidades e fontes de conhecimento das quais ele dispõe. O instrutor deve entender o dinamismo que há na relação entre os idiomas e que o aluno bilíngue, por sua vez, utilizará seu conhecimento em ambos para mediar atividades sociais e cognitivas através dos uso de múltiplos recursos.
Para aprofundamento desse e de outros temas relacionados ao bilinguismo, leia Bilingual Education in the 21st Century: A Global Perspective, da autora Ofelia García (2009), da editora Wiley-Blackwell.
Deixar Um Comentário
You must be logged in to post a comment.