Metacognição é uma habilidade que pode – e deve – ser desenvolvida durante o processo de aprendizagem. Em poucas palavras, e de forma bem simplificada, ela pode ser definida como o ato de pensar sobre o que está sendo aprendido enquanto se está aprendendo. O papel do professor é de mediador no processamento de informação e na construção de novo conhecimento por parte do aprendiz e engloba a implementação de estratégias explícitas e estruturadas que ajudam na conscientização, organização e pensamento crítico. A metacognição é um processo não-linear altamente reflexivo que é composto por cinco habilidades principais:
1. Preparação e planejamento
Ao se preparar e se planejar para alcançar seus objetivos acadêmicos, o aluno precisa pensar sobre o que ele quer ou precisa alcançar, bem como pensar numa maneira de atingir esses propósitos. O professor deve perguntar explicitamente para cada aluno quais são suas intenções e como elas podem ser conquistadas, orientando e ajudando o aprendiz a articular e planejar seus objetivos de uma maneira viável.
2. Seleção e implementação de estratégias
Ao refletir sobre seus objetivos acadêmicos e planejar meios de alcançá-los o aluno apropria-se do processo de aprendizagem e é capaz de escolher estratégias que suportem suas ideias. O professor deve expôr o aluno a diversas estratégias de aprendizagem e ensiná-lo como e quando utilizá-las. Além disso, é aconselhável que o instrutor oriente o aprendiz explicitamente sobre quais estratégias podem maximizar as chances de sucesso dependendo de cada situação.
3. Monitoramento do uso das estratégias
Parte importante da metacognição é manter o aluno consciente de todas as etapas vivenciadas durante a aprendizagem. Ao monitorar seu próprio desenvolvimento, é mais provável que o aprendiz obtenha sucesso na sua jornada acadêmica. O professor deve questionar rotineiramente seu aluno para saber se ele ainda está empregando as estratégias selecionadas e se elas estão funcionando ou não. Os porquês dessa jornada são importantes, pois ajudam o aluno a se manter no caminho certo.
4. Organização de várias estratégias
Conseguir organizar e gerenciar uma ou mais estratégias de aprendizagem é uma importante habilidade metacognitiva. O professor deve auxiliar o aluno e ajudá-lo a coordenar, organizar e fazer associações entre as diversas estratégias disponíveis. Apresentar os pontos fortes e fracos de cada opção tendo em vista os objetivos de aprendizagem do aluno é papel do instrutor e falar sobre as implicações de cada uma é uma excelente forma de estimular a autonomia do aprendiz.
5. Avaliação do uso das estratégias e da aprendizagem em si
Aprender um segundo idioma implica, necesariamente, algum grau de metacognição por parte do aluno. Ao se perguntar sobre a eficácia do ensino, o aluno naturalmente realiza uma avaliação sobre a experiência e sobre o sucesso da empreitada. O professor pode ajudá-lo ao fazer perguntas que integrem as quatro etapas do processo metacognitivo descritas acima. Por exemplo: qual a intenção do aprendiz (objetivo), quais estratégias estão sendo usadas, com que eficácia essas estratégias estão sendo utilizadas e, finalmente, o que deu certo e o que não deu e o porquê.
O que isso tudo tem a ver com a aprendizagem de um segundo idioma?
O aprendiz de um segundo idioma, quando está consciente sobre o processo de aprendizagem e refllete sobre ele enquanto ele acontece, tem mais chances de obter sucesso. O papel do professor inclui promover reflexões sobre cada etapa da aprendizagem ajudando o aluno a articular esse movimento, pois isso também o ajuda a reconhecer suas habilidades mais fortes e as mais fracas. A metacognição prepara o aluno para que ele faça escolhas com consciência e intencionalidade, aumentando a sua autonomia e chances de sucesso. É importante lembrar que a metacognição não ocorre necesariamente numa determinada ordem – é possível que as várias habilidades que compõem a metacognição sejam usadas simultaneamente ou em ordem aleatória.
Não deixe de praticar a metacognição e de ensinar seus alunos a fazerem o mesmo!
Deixar Um Comentário
You must be logged in to post a comment.