Metacognição é uma habilidade que pode – e deve – ser desenvolvida durante o processo de aprendizagem. Em poucas palavras, e de forma bem simplificada, ela pode ser definida como o ato de pensar sobre o que está sendo aprendido enquanto se está aprendendo. O papel do professor é de mediador no processamento de informação e na construção de novo conhecimento por parte do aprendiz e engloba a implementação de estratégias explícitas e estruturadas que ajudam na conscientização, organização e pensamento crítico. A metacognição é um processo não-linear altamente reflexivo que é composto por cinco habilidades principais:

1. Preparação e planejamento

Ao se preparar e se planejar para alcançar seus objetivos acadêmicos, o aluno precisa pensar sobre o que ele quer ou precisa alcançar, bem como pensar numa maneira de atingir esses propósitos. O professor deve perguntar explicitamente para cada aluno quais são suas intenções e como elas podem ser conquistadas, orientando e ajudando o aprendiz a articular e planejar seus objetivos de uma maneira viável.

2. Seleção e implementação de estratégias

Ao refletir sobre seus objetivos acadêmicos e planejar meios de alcançá-los o aluno apropria-se do processo de aprendizagem e é capaz de escolher estratégias que suportem suas ideias. O professor deve expôr o aluno a diversas estratégias de aprendizagem e ensiná-lo como e quando utilizá-las. Além disso, é aconselhável que o instrutor oriente o aprendiz explicitamente sobre quais estratégias podem maximizar as chances de sucesso dependendo de cada situação.

3. Monitoramento do uso das estratégias

Parte importante da metacognição é manter o aluno consciente de todas as etapas vivenciadas durante a aprendizagem. Ao monitorar seu próprio desenvolvimento, é mais provável que o aprendiz obtenha sucesso na sua jornada acadêmica. O professor deve questionar rotineiramente seu aluno para saber se ele ainda está empregando as estratégias selecionadas e se elas estão funcionando ou não. Os porquês dessa jornada são importantes, pois ajudam o aluno a se manter no caminho certo.

4. Organização de várias estratégias

Conseguir organizar e gerenciar uma ou mais estratégias de aprendizagem é uma importante habilidade metacognitiva. O professor deve auxiliar o aluno e ajudá-lo a coordenar, organizar e fazer associações entre as diversas estratégias disponíveis. Apresentar os pontos fortes e fracos de cada opção tendo em vista os objetivos de aprendizagem do aluno é papel do instrutor e falar sobre as implicações de cada uma é uma excelente forma de estimular a autonomia do aprendiz.

5. Avaliação do uso das estratégias e da aprendizagem em si

Aprender um segundo idioma implica, necesariamente, algum grau de metacognição por parte do aluno. Ao se perguntar sobre a eficácia do ensino, o aluno naturalmente realiza uma avaliação sobre a experiência e sobre o sucesso da empreitada. O professor pode ajudá-lo ao fazer perguntas que integrem as quatro etapas do processo metacognitivo descritas acima. Por exemplo: qual a intenção do aprendiz (objetivo), quais estratégias estão sendo usadas, com que eficácia essas estratégias estão sendo utilizadas e, finalmente, o que deu certo e o que não deu e o porquê.

O que isso tudo tem a ver com a aprendizagem de um segundo idioma?

O aprendiz de um segundo idioma, quando está consciente sobre o processo de aprendizagem e refllete sobre ele enquanto ele acontece, tem mais chances de obter sucesso. O papel do professor inclui promover reflexões sobre cada etapa da aprendizagem ajudando o aluno a articular esse movimento, pois isso também o ajuda a reconhecer suas habilidades mais fortes e as mais fracas. A metacognição prepara o aluno para que ele faça escolhas com consciência e intencionalidade, aumentando a sua autonomia e chances de sucesso. É importante lembrar que a metacognição não ocorre necesariamente numa determinada ordem – é possível que as várias habilidades que compõem a metacognição sejam usadas simultaneamente ou em ordem aleatória.

Não deixe de praticar a metacognição e de ensinar seus alunos a fazerem o mesmo!

By |2016-06-25T11:16:07+00:00junho 25th, 2016|Fundamentos, Orientações|0 Comentários

About the Author:

Deixar Um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.