Você já parou para pensar na importância de estabelecer metas acadêmicas para seus alunos? Ao planejar uma aula ou projeto é preciso ter em mente quais os objetivos pedagógicos – e sociais, às vezes – que você tem para eles. Para isso, é vital que haja organização e intencionalidade na sua instrução, bem como uma relação saudável e de confiança entre professor e alunos para que os interesses de ambas as partes possam ser contemplados. Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar no processo do ensino de um segundo idioma:
Conheça seus alunos.
Entenda quais são seus interesses pessoais e possíveis objetivos que desejam atingir no contexto da aprendizagem de um segundo idioma.
Negocie os objetivos acadêmicos.
Consulte os alunos e promova discussões sobre o assunto evitando estabelecer objetivos acadêmicos unilateralmente. Envolver os aprendizes nesse processo os torna mais responsáveis e participativos pela própria aprendizagem.
Seja explícito.
Fale sobre as metas acadêmicas com seus alunos com clareza e franqueza. Exponha suas expectativas com relação a eles. Isso ajudará ambas as partes na avaliação e reflexão sobre elas.
Crie um contrato de aprendizagem.
Documente os objetivos discutidos com seus alunos e peça para que eles assinem seus nomes num movimento simbólico de comprometimento com o que está registrado ali. Faça cópias para cada aluno e pendure uma via na parede da sua sala. Assim, todos se lembrarão diariamente o que estão fazendo, por que estão fazendo e o mais importante, lembrarão que concordaram e estão comprometidos com o processo de aprendizagem.
Utilize os objetivos para promover a autonomia e aumentar motivação acadêmica dos aprendizes.
Lembre-os constantemente das metas coletivas e individuais e do papel que cada um deve desempenhar para elas sejam alcançadas.
Revisite os objetivos de tempos em tempos.
Recorra ao contrato de aprendizagem sempre que necessário e esteja aberto para criticá-lo, receber críticas e ajustá-lo – sempre com o consentimento dos alunos envolvidos.
Boa sorte!
Deixar Um Comentário
You must be logged in to post a comment.